Inaugurada em 1987, com a denominação inicial de Fortim Comércio, Serviços e Representações Técnicas Ltda., a empresa trazia em suas atividades a inovação e o empreendedorismo, marcas fortes da personalidade do fundador, Sr. Walter Teixeira de Melo.
Essas duas características foram determinantes, uma vez que era uma época desafiadora, com constantes mudanças econômicas, porém, a Assembléia Constituinte, anunciava novos rumos para o Brasil.
Conforme os anos foram passando, novos produtos foram acrescentados ao portfólio, sendo que, em 1993, a empresa passa a ocupar sede própria, em Guarulhos, na Grande São Paulo, preparando-se para o crescimento, com voos mais altos.
A implantação do Plano Real, em 1994, que proporcionou maior estabilidade econômica e determinou novas regras para o mercado interno e externo, foi o impulso para o Grupo Fortim ampliar suas fronteiras, desenvolvendo novos parceiros globais para o fornecimento de insumos/células de baterias, e começar desenvolver localmente a industrialização de baterias premium.
Novo século, novos desafios
Antes mesmo do início do século 21, a companhia já estava decolando com a ampliação do portfólio e soluções para o mercado, além de destacadas parcerias comerciais, como o contrato de tecnologia com a maior multinacional de baterias industriais, em 1998.
Os anos seguintes foram marcados pelo desenvolvimento de nova gestão estratégica de crescimento, iniciada com a chegada da segunda geração da família Melo. E ainda, a busca constante por maior participação de mercado, levando ao segmento produtos diferenciados, serviços, locação, terceirização e a continuidade das parcerias tecnológicas, em nível global.
Entre os maiores desafios está, sem dúvida, a sustentabilidade, em seus aspectos econômico, social e ambiental.
O Grupo Fortim, desde já, está encarando de frente tais desafios. Para isso, como empresa associada ao IBER – Instituto Brasileiro de Energia Reciclável, atua de forma a mitigar os possíveis impactos ambientais de seus processos e atende de forma rigorosa toda a legislação pertinente ao segmento de seus produtos, incentivando a logística reversa de baterias que serão descartadas e a destinação ambientalmente correta de seus resíduos e efluentes.